Usando cores na decoração

  • Usando cores na decoração

    Dicas para escolher sem errar e dar muita personalidade à cada ambiente.

    O momento de escolher a cor de cada ambiente na sua casa pode parecer difícil. Quais as considerações que devem ser feitas? Usar uma cor vibrante enjoa? Parede preta nem pensar? Deixar tudo branco não é solução. Veja agora algumas dicas que vão te guiar nesse processo de escolha para cada ambiente.

     


    1. Intenção

    A sua casa deve sempre refletir a sua personalidade em cada canto. Nas escolha das cores de cada ambiente leve sempre em conta qual a sua intenção para esse cômodo. Salas de estar podem ser mais aconchegantes e receptivas usando cores mais quentes, e ainda, mais elegantes usando tons neutros e mais frios. Já um quarto de casal com cores vibrantes pode até mesmo interferir no descanso.

    01

     


    2. Harmonia

    Harmonizar é a palavra chave. Você pode usar qualquer cor para um cômodo desde que ele esteja em harmonia com os demais tons escolhidos para casa. Não podemos pensar na cor isoladamente, devemos escolher pensando em piso, móveis e etc. Todos os elementos desse ambiente devem estar em harmonia e sintonia.

    harmonia


    3. Personalidade

    Já sabemos que a sua casa deve ter o seu jeito, para imprimir personalidade a um ambiente usamos principalmete as paletas de cores. Pense no ambiente integralmente, não somente paredes, mas também móveis, cortinas, acessórios decorativos. Todos esses elementos do espaço devem estar em harmonia, no entanto, isso não significa ter a mesma cor.

    3


    4. Luz natural e Iluminação artificial

    Você escolheu a cor na loja, quando pintou a parede… não era o que vc esperava. Por quê? Essa mudança se deve a iluminação que inside nessa cor, seja natural ou artificial, a luz altera a percepção da cor. Bem como as cores dos demais elementos do cômodo têm esse poder. Leve isso em conta na hora de decidir.

    4


    5.Círculo cromático

    circulo-cromatico

    Procure conhecer e utilizar o círculo cromático, ou roda das cores, para te auxiliar na tarefa de dar personalidade a um ambiente. Não devemos usar apenas uma cor com suas variações de tons. Ouse utilizar cores complementares pra passar uma sensação específica.

    Harmonia-Complementar


    6. Acabamento

    Existem diversos acabamentos de tinta. Brilhante, semi­brilho, acetinado e fosco. Um acabamento brilhante realça imperfeições e irregularidades na parede. Se esse for o seu caso, dê preferência aos acabamentos foscos e/ou acetinados.

    6


    7. Cores fortes e escuras

    As cores fortes como vermelho ou laranja por exemplo, devem ser usadas com cautela. Por serem tão chamativas você corre o risco de enjoar dela rapidamente, isso não significa que não pode utilizar cores fortes na sua decoração. Uma luminária ou um tapete vermelho da muita personalidade e modernidade ao ambiente. Da mesma forma, cuidado com o preto! Um ambiente muito escuro pode parecer menor e até passar a sensação de aperto/claustrofóbico. Guarde o preto para os detalhes. Salvo se o seu espaço for muito grande, com pé direito muito alto, você poderá então usar ele no teto, por exemplo, pra diminuir o ambiente e dar a sensação de aconchego.

    7b

     


    Quer ter um ambiente planejado que aproveite melhor o espaço e fique lindo? Clique aqui e peça um orçamento!


    Como conheceu a Decor8?




  • COMENTE E COMPARTILHE NO FACEBOOK