Dicas de decoração para kitnet: Aproveite melhor o espaço

  • Dicas de decoração para kitnet: Aproveite melhor o espaço

    Kitnet significa “pequena cozinha”, ou seja, um tipo de móvel em menores dimensões, composto por três cômodos: uma sala + quarto, uma cozinha + área de serviço e um banheiro. Geralmente as pessoas escolhem a kitnet como sua primeira residência, uma vez que é uma moradia mais econômica e que demanda por menos gastos com limpeza, energia elétrica e água.

    É também procurada por pessoas que passam mais tempo fora de casa e buscam funcionalidade e simplicidade para a rotina. Por isso, cada espacinho disponível deve ser aproveitado com eficácia, para que as áreas não se misturem de acordo com sua função, tornando o ambiente harmonioso.

    Elaboramos algumas dicas para você ter mais com pouco espaço e aproveitar da melhor forma o ambiente.

    Vamos lá?

    PLANEJANDO A DECORAÇÃO DA KITNET

    Você deve começar a planejar pensando nos móveis que ocupam mais espaço, como por exemplo a cama. Tente mantê-la mais próxima da janela ao invés da porta, assim como mais próxima do banheiro do que da cozinha. Encostando a cama na parede, você pode ganhar alguns centímetros a mais para colocar outros móveis. Outras possibilidade legais são as camas beliche suspensas, aproveitando o espaço que tem embaixo; e os sofás cama.

    TRABALHANDO MELHOR O ESPAÇO DA KITNET

    Como na kitinet não há paredes que fazem a divisa entre ambientes, é importante delimitar o espaço para que ele seja aproveitado da melhor forma possível de forma organizada. Por isso as divisórias podem até ser imaginárias, utilizando objetos simples, como uma estante vazada, uma cortina, um biombo ou simplesmente um tapete.

    NÃO ESQUEÇA DA ILUMINAÇÃO

    Você deve apostar no aproveitamento da luz natural, para deixar o ambiente mais claro e agradável. Não deixe que móveis grandes atrapalhem a passagem da luz pela casa. Isso não quer dizer que a iluminação artificial deva ser excluída, você pode decorar com abajures pendentes para uma iluminação mais ampla.

    LEMBRE-SE DA FUNCIONALIDADE

    Outro segredo está na escolha das portas, para que não ocupem tanto espaço na hora de abrir. Tanto na porta do banheiro, como na dos móveis, prefira portas de correr ou em formato de sanfona.

    Se o chão já está lotado com móveis, invista em espaços verticais! Utilize prateleiras e nichos nas paredes, com vários compartimentos, para guardar livros, sapatos, pratos e objetos menores. É uma saída para otimizar a organização da sua kitnet.

    Aproveitar as cores, também é uma boa ideia para dar uma impressão de maior dimensão ao lugar. Prefira paredes e móveis mais neutros, com decorativos coloridos e com texturas mínimas, garantindo bom gosto à decoração.

    MÓVEIS PARA KITNET

    Além dos móveis essenciais, que devem ser prioridade, a decoração minimalista pode estar presente sem prejudicar o espaço. Aposte em espelhos, quadros, relógios de parede e outros objetos para pendurar em paredes. Pequenos vasos com plantinhas, como as suculentas, são bem vindas à decoração e podem ficar penduradas no teto.

    E claro, opte por móveis planejados! É uma das melhores alternativas pensando em aproveitar o espaço. Utilizando móveis funcionais sob medida, com dupla, tripla ou várias funções e móveis embutidos, você não desperdiça nenhum centímetro da kitnet. Um bom exemplo seria a cama baú, em que você pode guardar objetos grandes dentro sem ocupar espaço.

    Temos certeza de que com as dicas acima você poderá aproveitar melhor o espaço da kitnet e deixá-la muito mais aconchegante.

    Continue acompanhando o blog para mais dicas e curiosidades.

  • COMENTE E COMPARTILHE NO FACEBOOK