Sala de estar sem complicação

  • Sala de estar sem complicação

    A sala de estar costuma ser chamada de “coração da casa” e por isso o planejamento na hora de decorar é vital.

    Antigamente as casas tinham mais ambientes, bem como espaço/metro quadrado, e um desses ambientes era a sala de estar. Essa sala era exclusivamente para receber as visitas e os moradores mal usavam esse cômodo se não fosse o caso. Bem, muita coisa mudou desde então, as casas têm ambientes integrados, multi uso, e também ficaram menores de uma forma geral. Então a sala de estar tem muitas funções. Ela é a recepção da casa, é lugar pra descansar ao fim do dia, pras crianças bricarem, é onde a família se reune pra assistir a um filme, e também, ainda é usada para receber os amigos. Sem contar que ela é a conexão/circulação para todos ambientes da casa.

    Já deu pra perceber que não é qualquer decoração que vai fazer esse ambiente perfeito. Mas não se assute com essa tarefa, independente do tamanho, decorar a sala de estar pode ser fácil e muito divertido seguindo um planejamento cuidadoso e as nossas dicas simples.

    Não importa se você tem uma sala enorme ou pequena, os princípios são os mesmo. E um ponto básico em qualquer ambiente é harmonia e personalidade. Saiba o que você gosta em termos de decoração, busque colocar o seu estilo pessoal em cada escolha. Lembre­se que é a sua sala de estar e não de catálogo de revista e muito menos para agradar a visita! Assim que você tiver em mente o estilo pretendido para sua sala siga as dicas para alcançar a decoração perfeita para a sua sala:

    + O SOFÁ IDEAL

    dicas_salaestar_sofaideal2

    O tamanho da sala vai determinar o tamanho do sofá, mas é ele quem vai dar o tom ao restante da sala. E nesse quesito as opções são muitas e você precisa decidir: estilo, tamanho, revestimento, cor.

    Se você não tem muito espaço, sofás com linhas retas e sem braços são uma boa escolha.

    Costumava­se usar dois sofás, de dois e três lugares geralmente, mas pode­se optar por um único sofá maior. Uma ideia é combinar o sofá com poltronas caso você disponha do espaço, ou pufes menores para salas pequenas, deixa o ambiente menos pesado e entulhado. Lembrando que o ideal é ter um espaço de 70cm para circulação ao redor do sofá.

    O revestimento de couro é super moderno e elegante, mas não agrada a todos. Se você tem crianças ou bichinhos de — estimação, o couro (couro ecológico, PU e etc) é sempre mais indicado por ser fácil de limpar e manter. Se você não gosta da idéia do couro, mas ainda precisa da praticidade, os impermeabilizantes de tecido são uma boa opção.

    Os sofás de espuma macia são um convite ao aconchego, no entanto para sentar e receber amigos uma espuma de densidade maior é mais indicado.

    Em termos de cor, as neutras ainda são maioria, tons de cinza, bege, azul são os mais vendidos. Mas essa é a sua sala e a decisão é sua. Tenha em mente que o sofá é base da sala, você pode usar e ousar em cores em outros elementos, que são mais fáceis de trocar e até mais baratos.

    + MOBILIÁRIO PROPORCIONAL

    dicas_salaestar_mobiliarioproporcional

    Não importa o tamanho da sua sala, a escolha dos móveis deve ser precisa para não errar pra mais nem pra menos. Uma sala grande pode ficar incorfortávelmente espaçosa com móveis que não preenchem adequadamente o espaço. Da mesma forma uma sala pequena com móveis tão grandes que mal permitem a circulação das pessoas dá a sensação de entulhamento, nada agradável. Meça sempre o seu espaço antes de escolher, anote tudo e leve a fita métrica/trena junto para loja na hora da compra. Para salas menores use móveis com pouca profundidade e não muito altos. Como exemplo, os racks e painel de tv são ótimos. Além da função principal, eles deixam organizado, escondem a bagunça dos cabos de tv, tv à cabo e etc. A melhor opção são os móveis planejados, que são feitos sob medida para o seu espaço, do jeito que você escolher, da sua cor preferida e assim por diante.

    A televisão faz parte desse mobiliário. E na hora de escolher entre tantas opções é muito importante observar o tamanho. Todo mundo adora uma TV enorme, mas tenha em mente que mesmo a melhor das opções ultra HD, 3D e etc pode não ter a imagem que você deseja se ela for grande demais pro seu espaço real, e vice­versa. Pra você não errar, faça o seguinte cálculo: a distância entre você sentado no sofá (de onde vai assistir a tv) e a TV dividido por 5 será o tamanho aproximado (em polegadas) da TV ideal. Ou seja, você sentado no sofá está há 2 metros da TV, então 200(cm) dividido por 5 é igua a 40, a TV então deve ter 40 polegadas. Dica: se você pretende colocar ela presa à parede ou painel, recomenda­se que ela fique à 1,20m do chão.

    + ELEMENTOS DECORATIVOS

    dicas_salaestar_elementosdecorativos-(1)

    ∙ TAPETE

    O tapete é um grande elemento na sala, mas isso não significa que ele deva ser grande de fato. Ele deve ser proporcional ao sofá, não deve sobrar pra baixo de outros móveis como rack. E idealmente deve passar pelo menos 20cm de cada lado do sofá e 30 cm para baixo. Quanto a cor, leve em conta a cor do sofá. Se ele for escuro busque tons mais claros para o tapete, e vice­versa. O tapete permite um pouco de estampas também, mas seja cuidadoso. Listras podem dar à salas pequenas uma sensação de amplitude. Além de função estética o tapete age como isolante acústico. Além de ser uma ótima maneira para aquecer em caso de pisos frios como cerâmica, por exemplo.

    ∙ ALMOFADAS E MANTAS

    Use e abuse. Almofadas são ótimos elementos de decoração. Elas dão conforto, um toque de cor e personalidade. E têm a vantagem de ser facilmente trocadas, se você assim desejar. Da mesma maneira as mantas, além da função primária de aquecer, ela dá um ar mais despojado ou elegante ao ambiente, de acordo com a sua escolha.

    ∙ QUADROS

    Se você tem uma parede sobrando, faça bom uso com quadros bem escolhidos e estrategicamente colocados. Você pode ter duas peças maiores, ou algumas de tamanhos diferentes fazendo uma composição harmoniosa. Só fique atento para não entulhar, especialmente se o seu espaço não é dos maiores.

    ∙ PAREDE COLORIDA

    Você pode ter uma parede pintada de uma cor diferente do restante da sala. Essa parede pode ser, por exemplo, atrás do painel da TV/rack. Dá um charme especial e imprime personalidade à sala. Tome cuidado na hora de escolher a cor, que não seja um tom que você vai acabar enjoando em pouco tempo. E lembre de observar as demais cores na sala. (Leia a nosso post: “Usando cores na decoração” para dicas sobre como escolher tintas pras paredes)

    + ILUMINAÇÃO

    dicas_salaestar_iluminacao

    ∙ NATURAL

    Use toda iluminação natural possível, deixe janelas desbloqueadas, abertas e com cortinas leves para fazer uso da luz que vem de fora.

    ∙ ARTIFICIAL

    A iluminação artificial precisa ser bem colocada para valorizar os pontos altos da sala. A iluminação difusa, é a principal, é aquela que fica no centro da sala, um lustre ou algo do tipo. Ilumina toda sala, mas não em detalhe. Sala pequena? Dê preferência a lustres lisos e sem muitos detalhes. A iluminação dirigida vem de arandelas, abajures, luminárias de chão e spots embutidos. Use essas com cuidado, para destacar uma parede, um quadro, ou ainda pra dar um clima mais inimista na sua sala.

    Papel, trena e lápis na mão. Imaginação solta e planos bem dirigidos é tudo que você precisa pra fazer uma decoração funcional e cheia de personalidade para sua sala de estar. Mãos à obra?

  • COMENTE E COMPARTILHE NO FACEBOOK