Mofo em casa? Saiba o que fazer e como evitar

  • Mofo em casa? Saiba o que fazer e como evitar

    Vai chegando o verão e com ele vem junto a época de chuvas, e com essa variação de climas, pode ser muito difícil manter a casa sempre arejada e aberta. Mesmo com as temperaturas altas do verão, as frequentes pancadas de chuva deixam o ambiente úmido e propenso ao desenvolvimento de bolor, fungos e mofo, que podem aparecer mesmo quando tudo parece estar limpo.

     

    O bolor, popularmente conhecido como mofo, é o terror de quem gosta e tenta manter tudo sempre limpo. Ele se reproduz facilmente liberando esporos microscópicos no ar que conseguem percorrer longas distâncias, por isso crescem tão rápido. Eles se instalam nas mais diversas superfícies como frutas, pão, móveis e até nas paredes.O ambiente perfeito para que se reproduzam são locais escuros e úmidos,o que faz dos armários seus lugares favoritos e alvo número 1.

     

    Além de causar um certo desconforto visual, o mofo pode desencadear inúmeros problemas de saúde mesmo quando não ingerido, como no caso de comer alimentos embolorados. Mofos na parede, em roupas ou em sofás pode desencadear reações alérgicas, sinusite fúngica, bronquite, entre outras doenças desgastantes para você e seu corpo.

    O QUE FAZER PARA EVITAR MOFO?

    Mantenha sua casa sempre ventilada. Essa é a melhor dica que você pode seguir para evitar mofos e bolor em sua casa. Você pode ter acabado de limpar sua casa e mesmo assim ver algum tipo de mofo surgindo. Isso não quer dizer que sua casa esteja suja, mas alguns tipos de fungos sobrevivem no ar e se acoplam facilmente em diversos lugares se reproduzindo rapidamente.

    Mofos, como já foi mencionado, adoram lugares úmidos. Problemas com infiltração devem ser resolvidos imediatamente assim que forem descobertos. Fique atenta á infiltrações nas paredes, assim como na umidade causada pelas paredes dos banheiros, que contém muita umidade por conta do vapor do banho. Para evitar qualquer problema quanto à isso, uma boa ideia é usar tintas impermeabilizantes para que mesmo que haja água nas paredes, ela não seja capaz de atravessá-las.

    TIRANDO MOFO DE PAREDES

    Mesmo você podendo tentar evitar ao máximo a procriação desses fungos na sua casa, às vezes seu aparecimento é inevitável. Já demos dicas de como evitar, mas se você já notou bolores em sua casa, o que fazer?

    É muito comum que eles apareçam nas paredes, principalmente atrás de móveis. Por serem lugares sem muita iluminação, a parte da parede escondida por um sofá ou mesa pode facilmente conter mofos grandes, já que são lugares que não vemos com frequência. Tente sempre que for limpar sua casa, tente sempre mover um pouco a mobília para verificar se não há procriação de mofos.

     

    Mas uma vez que eles já estão lá, para tirá-los você deve esfregar bem sua parede com uma escova de cerdas mais grossas, capazes de tirar o bolor. Feito isso, passe uma camada de água sanitária na parede. Ela pode não ser a opção mais cheirosa, mas ela acaba de vez com o bolor, matando todos os fungos que estão na sua parede. Você também pode misturar a água sanitária com água e detergente, se preferir.

    Outra solução é a água oxigenada. Para funcionar ela precisa ser de 10 volumes, 3%, e diluída com um pouco de água. Vinagre pode resolver temporariamente o problema também.

    LIMPANDO MÓVEIS DE MADEIRA

    Móveis posicionados perto de paredes tem bastante chances de criar mofos, principalmente os de madeira, deixando-os com mal cheiro e com coloração alterada, devido à cor do próprio mofo. Especialistas indicam para móveis de madeira ou armários que ficam muito tempo fechados, utilizar vinagre de álcool puro. Limpe a superfície com o vinagre e deixe agir por um tempo, e só depois limpe com água.

    Após desinfetados, limpos e secos, o que você pode fazer para evitar ao máximo uma nova proliferação de bolor é a impermeabilização do material. Vernizes especiais para móveis de madeira são facilmente encontrados em lojas de tintas e material para casa e podem lhe ajudar a não se preocupar mais com esse problema por um bom tempo.

    Mas, se você prefere manter seus móveis com a cor e pintura original, colocar saquinhos que absorvem umidade dentro de armários ou em gavetas e prateleiras pode ajudar também.

     

    MOFO EM TECIDOS, O QUE FAZER?

    Tirar bolor de paredes e de móveis de madeira pode até parecer fácil, mas e quando eles chegam até tecidos como sofás, almofadas, carpete ou até no colchão? Realmente, desinfetar esse tipo de material é mais difícil por ter todas as suas camadas permeáveis tanto por água , quanto até pelo próprio mofo, fazendo com que o mofo fique maior muito mais rapidamente.

    A solução mais utilizada e funcional é o bicarbonato de sódio. Para isso você vai precisar misturar 3 colheres de bicarbonato com 1 colher de sopa de água com gás e um pouco de água quente. Tendo a mistura em mãos, jogue em cima da mancha no tecido e esfregue bem até ela sair.

    Mas só esfregar não é o suficiente. Para ter um resultado mais duradouro, é indicado um banho de sol para o móvel ou para o tecido em questão. Deixe-o algumas horas embaixo do sol para que toda umidade seja eliminada e o móvel possa arejar.

    FAÇA SEU SAQUINHO ANTI-MOFO

    A primeira vista pode parecer algo muito complicado de se fazer em casa, mas você não poderia estar mais enganado. Os saquinhos anti-mofo pode ser feitos facilmente utilizando giz. Isso mesmo,o giz de quadro negro é um ótimo absorvente de umidade e pode lhe ajudar no combate ao mofo

    Você vai precisar de alguns gizes, um tule para fazer o saco onde eles serão colocados e uma fita para amarrar tudo junto. Pronto, está feito seu saquinho. Simples não é?

    Se você gostou das nossas dicas, acompanhe nossas páginas do Facebook e Instagram para mais novidades.

  • COMENTE E COMPARTILHE NO FACEBOOK