Decoração minimalista: a tendência do momento dentro da sua casa

  • Decoração minimalista: a tendência do momento dentro da sua casa

    Pego emprestado das artes plásticas, o minimalismo é um conceito que se aplica àquilo que está reduzido à formas elementares. Uma pintura minimalista, por exemplo, normalmente é composta basicamente de formas geométricas e traços que formam uma imagem, sem precisar de muitos adereços ou complementações. E mesmo com poucos elementos, é possível enxergar o objeto desenhado.

     

    Na decoração, o princípio é o mesmo e a máxima “Menos é Mais” se aplica totalmente. Poucos móveis, porém de qualidade, bastante espaço livre e alta funcionalidade e praticidade são essenciais para uma boa decoração ou projetos minimalistas.

     

    FOQUE NO ESSENCIAL

    Objeto puramente decorativos são pouco comuns na decoração minimalista. Por ter um ideal mais prático por trás desse estilo decorativo, objetos supérfluos e sem utilidade são totalmente dispensáveis.

    Algo muito importante para o minimalismo é saber unir o útil ao agradável, tanto funcional quanto esteticamente. Portanto, planejar a cor dos móveis, o lugar onde estarão colocados e para quê servirá cada ambiente é fundamental para que haja harmonia entre as peças.

     

    MÓVEIS PLANEJADOS SÃO A ESCOLHA PERFEITA

    É muito comum termos ideias incríveis para decoração mas quando elas são postas em prática, a realidade nem sempre colabora. Imaginar os móveis perfeitos é possível, porém achá-los do jeito que pensamos é muito difícil.

    Por isso, optar por móveis planejados pode ser a melhor escolha que você pode fazer para obter uma decoração minimalista perfeita. Desse jeito, você pode planejar sem restrição nenhuma cada ambiente da sua casa, fazendo com que cada coisa que esteja incluída na decoração seja funcional e feita especialmente para você.

    PRESTE ATENÇÃO NAS CORES

    Parece até repetitivo falar sobre cores quando se trata de decoração, mas para obter o melhor do que o minimalismo pode lhe oferecer, não é qualquer cor que você deve usar para compor sua decoração.

    Tons fortes e chamativos não combinam com esse tipo de ornamentação. Tons pastéis, e tonalidades claras e mais naturais como o branco, azul ou o bege são o carro-chefe para sua decoração minimalista. Além de calmantes, essas cores combinam muito bem entre si, então é possível evitar ambientes monocromáticos sem exagerar na cor.

    APOSTE EM FORMAS GEOMÉTRICAS

     

    Normalmente, algo muito valorizado em decorações são as curvas e sinuosidades dos móveis e dos objetos decorativos. Já na decoração minimalista, o que predomina são as linhas retas e as formas geométricas para compor o espaço.

    Como no minimalismo tudo é muito simplista e reduzido, a opção pelos traçados finos, retos ou geométricos têm a função de passar um toque “clean” para o espaço. Aposte em sofás mais quadrados, nichos e quadros de parede, pois irão compor o espaço muito bem.

     

    O MINIMALISMO É A CARA DA MODERNIDADE

    Um detalhe muito importante que não se pode deixar passar é o tipo de material que será usado nos objetos da sua decoração. O minimalismo tem uma pegada muito mais moderna do que rustica, até porque como já foi dito, ele se adapta melhor à linhas retas do que sinuosidades, como as vistas em objetos mais antigos ou rudimentares.

    Detalhes em ferro, como em pés de sofás ou cadeiras, são muito bem-vindos e dão um ar industrial para a decoração, assim como bancadas ou prateleiras feitas com o mesmo material. Em contraposição, é bom usar materiais têxteis também, para dar um toque suave e balancear o ambiente.

     

    VALORIZE A LUZ NATURAL

    Para realizar qualquer planejamento decorativo é preciso pensar sempre numa boa iluminação. Na decoração minimalista, preza-se muito pela iluminação natural. Janelas grandes são muito comuns para esse tipo de projeto arquitetônico e elas funcionam super bem cores as cores suaves da decoração, já que elas deixam o ambiente mais claro ainda.

    Mas obviamente todo casa precisa de iluminação artificial, e uma dica infalível são as luminárias de chão. É possível achá-las nos mais diversos designs e cores, e elas compõem muito bem com o ideal minimalista pois além de servirem como decoração, elas são extremamente úteis.

  • COMENTE E COMPARTILHE NO FACEBOOK